Um pouco sobre minha formação

Sou Maria Cristina Menks Ribeiro, nutricionista desde 1980 (CRN3-773), com formação especializada no estudo do DNA e suas aplicações para a saúde. Estou sempre em constante atualização, entusiasmada com as inovações científicas, especialmente na área de Nutrigenética. A história da minha família, Menck/Menks, está intrinsecamente ligada à genética, o que inspira ainda mais minha dedicação a essa área.

Minha jornada profissional é intensa pela busca contínua de conhecimento por meio de pós-graduações e cursos presenciais e online, tanto no Brasil quanto no exterior. Sou certificada em Nutrigenômica, Exames Laboratoriais, Fitoterapia e Ortomolecular. Entre as instituições renomadas em que me qualifiquei estão INCON, ICMAA, Stanford, Duke, Colorado, Ohio, UNSW e LMU, onde estudei temas como Nutrigenomics Gene-Diet Interaction for Personalized Health and Disease Prevention, Mechanism of Antimutagenesis and Anticarcinogenesis, Fisiologia, Bioquímica, Microbioma, Nutrigenética, Fertilidade, Gestação, Nutrição Infantil, Doenças Metabólicas, Transtornos Mentais e Câncer. Veja+

Sigo acompanhando as mais recentes descobertas científicas, aplicando essas inovações diretamente em minha prática. Além da avaliação individualizada, valorizo a integração entre Exames Laboratoriais e Análises Nutrigenéticas, proporcionando uma maior precisão nas orientações de Intervenções Nutricionais Personalizadas e Terapias Nutrigenômicas. Com isso, venho ajudando meus pacientes a entender melhor suas condições únicas e a melhorar suas trajetórias de saúde de forma eficiente e personalizada.

Antigamente, as orientações sobre alimentação e estilo de vida saudável eram genéricas e abrangentes, aplicando-se a todos de forma igual. Hoje, a genética revela a singularidade de cada indivíduo, mostrando que cada pessoa produz um conjunto único de proteínas, enzimas e receptores. Não somos apenas a expressão de genes 'bons' ou 'ruins'; somos o resultado de um equilíbrio entre o que nos protege e o que pode nos prejudicar. A boa notícia é que, por meio de nossas escolhas de estilo de vida, podemos influenciar ativamente esse equilíbrio, silenciando ou ativando genes para otimizar nossa saúde.

Fiquei fascinada em 2012, quando os testes de DNA se tornaram mais acessíveis, abrindo novas possibilidades para oferecer uma orientação cada vez mais individualizada aos pacientes.

Ao longo do tempo, combinei Genética e Informática em um software avançado, capaz de analisar e selecionar as informações mais relevantes entre os milhares de dados genéticos coletados, armazenados no Raw Data dos Testes Genéticos, feitos pelas melhores instituições dedicadas a essa atividade.

Essas relevâncias são organizadas com o auxílio da Inteligência Artificial (IA) em relatórios personalizados, chamados DNA Relevante. Esses relatórios revelam um conjunto único de orientações para cada ser humano, destacando o que é mais importante para melhorar sua saúde e estilo de vida, com base em conhecimentos sempre atualizados e aprimorados.

Esse trabalho tem sido extremamente gratificante, pois tem transformado a qualidade de vida dos pacientes, desde questões simples, mas essenciais, como monitorar Vitamina A, ingerir Ômega-3 e Vitamina D de fontes animais, e controlar alérgenos, até a gestão de predisposições e condições genéticas mais complexas, como Síndrome de Usher, Citrulinemia, Deficiência de Alfa-1 Antitripsina, Hemocromatose, Favismo e Talassemia.

Em suma, a verdadeira Nutrição começa com o aprofundamento das relevâncias genéticas de cada pessoa. Sem isso, qualquer orientação nutricional permanece superficial.

Sua qualidade de vida começa com um teste de DNA. A partir dele, o DNA Relevante aprofunda as análises do seu genoma, identificando predisposições genéticas antes mesmo de os sinais aparecerem e descobrindo o caminho ideal para cuidar da sua saúde.

O DNA Relevante é a única empresa que realiza uma análise completa do genoma total, destacando as principais predisposições genéticas de cada indivíduo de forma integrada, aprofundada, precisa e eficaz, oferecendo orientações personalizadas com base no conjunto dessas predisposições.

Pense nessa possibilidade e como ela pode transformar sua abordagem em relação à sua saúde.

Mais informações, inicie um contato pelo WhatsApp (11) 95578-4040.

Que exame fazer em 1º lugar?

Achar a causa raiz é saber como você é e não apenas como você está.

Chia é fonte de Ômega-3?

Depende totalmente do seu DNA!

Vitamina A

Seu DNA pode mostrar se você é predisposto a converter os carotenos em Vitamina A ou se precisa de outras formas já ativas.