Mais que Sintomas: como a Genética revela as verdadeiras causas dos problemas de saúde
As formas mais comuns de avaliar a saúde incluem exames de sangue, análises da microbiota e exames de imagem, que revelam o estado atual do corpo. No entanto, a análise do DNA — ainda pouco conhecida, mas cada vez mais acessível — vai além, mostrando como a pessoa é geneticamente. Isso permite não apenas tratar sintomas, mas chegar à raiz dos problemas, ajudando a prevenir doenças e promover cuidados mais personalizados.
Para exemplificar a importância da individualidade genética...
Um estudo recente identificou uma ligação entre o DNA do vírus da leucemia bovina (BLV) e o câncer de mama em mulheres brasileiras. O vírus BLV, que é comum no gado leiteiro, pode ser transmitido a humanos pelo consumo de produtos de origem bovina que não receberam tratamento térmico adequado (pasteurização ou cozimento). Em algumas regiões do Brasil, onde o consumo desses alimentos é maior, o DNA viral foi encontrado com mais frequência no tecido de mulheres com câncer de mama do que em mulheres saudáveis. [doi:10.1038/s41598-019-39834-7; doi: 10.1371/journal.pone.0239745]
Algumas hipóteses explicam por que certas mulheres portadoras do DNA viral não desenvolvem câncer de mama. Entre elas, destacam-se:
- Competência imunológica ligada à eficiência dos caminhos bioquímicos individuais de proteção ao DNA;
- Genética específica: relacionada à proto-oncogenes (genes que ajudam no crescimento celular normal, mas que podem se transformar em oncogenes e causar câncer) e genes supressores de tumor (genes que impedem a formação de tumores cancerosos).
A partir dessas análises, para portadores dos principais polimorfismos (genes TP53, CHECK2, BRCA1 e BRCA2) orientamos simples estratégias:
- Evitar o consumo de produtos de origem bovina que não receberam tratamento térmico adequado (pasteurização ou cozimento) devido ao risco de contaminação do BLV (Vírus da Leucemia Bovina); além do consumo de alimentos e suplementos onco-protetores;
- Fortalecer o reparo do DNA estimulando sirtuínas pelo consumo de polifenóis, prática de atividade física, jejum e restrição calórica.
Entender sua individualidade genética é fundamental para tomar decisões sobre hábitos e cuidados de saúde. Não se trata apenas de saber como você está, mas de compreender como você é geneticamente.
Sua qualidade de vida começa com um teste de DNA. A partir dele, o DNA Relevante aprofunda as análises do seu genoma, identificando predisposições genéticas antes mesmo de os sinais aparecerem e descobrindo o caminho ideal para cuidar da sua saúde.
O DNA Relevante é a única empresa que realiza uma análise completa do genoma total, destacando as principais predisposições genéticas de cada indivíduo de forma integrada, aprofundada, precisa e eficaz, oferecendo orientações personalizadas com base no conjunto dessas predisposições.
Pense nessa possibilidade e como ela pode transformar sua abordagem em relação à sua saúde.
Mais informações, inicie um contato pelo WhatsApp (11) 95578-4040.